sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Relatório Gestar - Oficina 3 - 17.09.2013


 

RELATÓRIO DE TRABALHO Nº 3

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II (Língua Portuguesa)
Nome Completo: Marcos Alberto de Oliveira Júnior
Formação: Oficina 2

 

DISCIPLINA
Atividade
Local/Data
Carga Horária(h)
 
Língua Portuguesa
 
 
Estudo do TP2 e AAA2.
Japoatã/Se, 17 de setembro de 2013.
 
08

 

1.     ATIVIDADES PLANEJADAS

a.     Texto deleite: Guilherme Augusto Araújo Fernandes (FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984) – 10 min.
b.    Socialização – 10 mim.
c.      Retomada do conteúdo estudado na oficina anterior – 20 min.
d.    TP 2 Unidade 5: Gramática: seus vários sentidos; Unidade 6: A frase e sua organização – 110 min.
e.      Socialização – 60 min.
f.      Slide sobre Gramática ou Análise Linguística de Língua Portuguesa - 30 min.
g.     Texto deleite: Apesar de Você (Chico Buarque) – 10 min.
h.    Socialização – 10 min.
i.       Retomada – 20 min.
j.       T2 Unidade 7: A arte: formas e função; Unidade 8: Linguagem figurada – 110 min.
k.    Socialização – 60 min.
l.       Preparação para o próximo encontro – 30 min.
m.  Encerramento.

 

1.     ATIVIDADES REALIZADAS

a.      Texto deleite: Guilherme Augusto Araújo Fernandes (FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984) – 10 min.
b.    Socialização – 10 mim.
c.      Retomada do conteúdo estudado na oficina anterior – 20 min.
d.    TP 2 Unidade 5: Gramática: seus vários sentidos; Unidade 6: A frase e sua organização – 110 min.
e.      Socialização – 60 min.
f.      Slide sobre Gramática ou Análise Linguística de Língua Portuguesa - 30 min.
g.     Texto deleite: Apesar de Você (Chico Buarque) – 10 min.
h.    Socialização – 10 min.
i.       Retomada – 20 min.
j.       T2 Unidade 7: A arte: formas e função; Unidade 8: Linguagem figurada – 110 min.
k.    Socialização – 60 min.
l.       Preparação para o próximo encontro – 30 min.
m.  Encerramento.

 

1.     OBSERVAÇÕES

A oficina estava marcada para o dia 14 de setembro, mas devido a outro curso que aconteceu nesse mesmo dia e local a mesma foi adiada para o dia 17, e todos os cursistas foram avisados através de E-mail sobre a mudança do dia e do local, pois, no dia 17 de setembro a oficina aconteceu na Câmara de Vereadores de Japoatã.
Iniciamos a oficina fazendo uma leitura do texto: Guilherme Augusto Araújo Fernandes (Fox, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984.). A leitura foi feita de forma coletiva onde cada um dos cursistas e o tutor lia uma Paragrafo. Em seguida foi aberto o espaço para que cada um colocasse o que entendeu sobre o texto e qual a reflexão os mesmos fizeram sobre sua prática em sala de aula.
Anacleia dos Anjos falou que o texto nos retrata uma realidade muito comum nas escolas pública, onde os alunos muitas vezes estão cheios de curiosidade e que quando fazem as indagações muitos professores ao invés de alimentar essa curiosidade e responder satisfatoriamente, usam a resposta como uma serra elétrica e poda toda a potencialidade do aluno, fazendo com que o mesmo se retraia e simplesmente deixe de perguntar.
Célia Mônica disse que a leitura a fez refletir sobre sua prática docente e que a partir de agora irá ser mais atenta sobre essa questão e irá procurar incentivar muito a curiosidade de seus alunos.
Em seguida foi feito um momento para relembrarmos dos conteúdos abortados na oficina anterior.
Alguns cursistas apresentaram a lição de casa que havia ficado referentes ao TP 1. Segue anexo.
Depois formamos três grupos (dois com três e um com quatro componentes, e cada grupo trabalhou com uma das seções de cada unidade, pela manha trabalhamos as unidades 5 e 6, e a tarde trabalhamos as unidade 7 e 8). Os grupos tiveram 110 minutos para fazer o estudo e depois escolher seu relator e tiveram 60 minutos para fazerem a socialização.
No retorno o professor tutor entregou a cada cursista um novo texto deleite, dessa vez com a canção de Chico Buarque: A pesar de você.  O procedimento se repetiu e cada um deu sua visão após a leitura e depois de assistir o clipe da música baixada do site youtube.
Os grupos permaneceram os mesmos e dessa vez trabalhamos as unidades 7 e 8, seguindo o mesmo procedimento da parte da manhã. As dúvidas que iam surgindo o professor formador as esclarecia de imediato. Após as apresentações foi feito uma explanação de como será a próxima oficina e os cursistas ficaram responsáveis de executar a lição de casa. Logo em seguida o encontro foi encerrado.
 

 

2.     IMPRESSÕES DO GRUPO

 
O grupo de professores cursistas mais uma vez achou a sistemática do programa Gestar II muito trabalhosa, alguns pensaram em desistir, mas depois de uma boa conversa com os colegas e o professor formador resolveram permanecer no curso. Todos estão cientes da oportunidade de estarem em curso especifico para a área em que atuam, sabem do trabalho árduo e do desafio que seja concluir este curso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário