RELATÓRIO DE TRABALHO
Nº 3
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
DO GESTAR II (Língua Portuguesa)
|
Nome Completo: Marcos Alberto de
Oliveira Júnior
Formação: Oficina 2
|
DISCIPLINA
|
Atividade
|
Local/Data
|
Carga Horária(h)
|
Língua Portuguesa
|
Estudo do TP2 e AAA2.
|
Japoatã/Se, 17 de setembro de 2013.
|
08
|
1. ATIVIDADES PLANEJADAS
a.
Texto deleite: Guilherme Augusto
Araújo Fernandes (FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São
Paulo: Brinque-Book, 1984) – 10 min.
b. Socialização
– 10 mim.
c. Retomada
do conteúdo estudado na oficina anterior – 20 min.
d. TP 2
Unidade 5: Gramática:
seus vários sentidos; Unidade 6: A frase e sua organização – 110
min.
e. Socialização
– 60 min.
f. Slide
sobre Gramática ou Análise Linguística de Língua Portuguesa - 30 min.
g. Texto
deleite: Apesar de Você (Chico Buarque) – 10 min.
h. Socialização
– 10 min.
i. Retomada –
20 min.
j. T2 Unidade
7: A arte: formas e função; Unidade 8: Linguagem figurada – 110 min.
k. Socialização
– 60 min.
l. Preparação
para o próximo encontro – 30 min.
m. Encerramento.
|
1.
ATIVIDADES REALIZADAS
a.
Texto deleite: Guilherme Augusto Araújo
Fernandes (FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo:
Brinque-Book, 1984) – 10 min.
b. Socialização
– 10 mim.
c. Retomada
do conteúdo estudado na oficina anterior – 20 min.
d. TP 2
Unidade 5: Gramática:
seus vários sentidos; Unidade 6: A frase e sua organização – 110
min.
e. Socialização
– 60 min.
f. Slide
sobre Gramática ou Análise Linguística de Língua Portuguesa - 30 min.
g. Texto
deleite: Apesar de Você (Chico Buarque) – 10 min.
h. Socialização
– 10 min.
i. Retomada –
20 min.
j. T2 Unidade
7: A arte: formas e função; Unidade 8: Linguagem figurada – 110 min.
k. Socialização
– 60 min.
l. Preparação
para o próximo encontro – 30 min.
m. Encerramento.
|
1. OBSERVAÇÕES
A
oficina estava marcada para o dia 14 de setembro, mas devido a outro curso
que aconteceu nesse mesmo dia e local a mesma foi adiada para o dia 17, e
todos os cursistas foram avisados através de E-mail sobre a mudança do dia e
do local, pois, no dia 17 de setembro a oficina aconteceu na Câmara de
Vereadores de Japoatã.
Iniciamos
a oficina fazendo uma leitura do texto: Guilherme
Augusto Araújo Fernandes (Fox, Mem. Guilherme
Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984.). A leitura
foi feita de forma coletiva onde cada um dos cursistas e o tutor lia uma Paragrafo.
Em seguida foi aberto o espaço para que cada um colocasse o que entendeu
sobre o texto e qual a reflexão os mesmos fizeram sobre sua prática em sala
de aula.
Anacleia
dos Anjos falou que o texto nos retrata uma realidade muito comum nas escolas
pública, onde os alunos muitas vezes estão cheios de curiosidade e que quando
fazem as indagações muitos professores ao invés de alimentar essa curiosidade
e responder satisfatoriamente, usam a resposta como uma serra elétrica e poda
toda a potencialidade do aluno, fazendo com que o mesmo se retraia e
simplesmente deixe de perguntar.
Célia
Mônica disse que a leitura a fez refletir sobre sua prática docente e que a
partir de agora irá ser mais atenta sobre essa questão e irá procurar
incentivar muito a curiosidade de seus alunos.
Em
seguida foi feito um momento para relembrarmos dos conteúdos abortados na
oficina anterior.
Alguns
cursistas apresentaram a lição de casa que havia ficado referentes ao TP 1.
Segue anexo.
Depois
formamos três grupos (dois com três e um com quatro componentes, e cada grupo
trabalhou com uma das seções de cada unidade, pela manha trabalhamos as
unidades 5 e 6, e a tarde trabalhamos as unidade 7 e 8). Os grupos tiveram 110
minutos para fazer o estudo e depois escolher seu relator e tiveram 60
minutos para fazerem a socialização.
No
retorno o professor tutor entregou a cada cursista um novo texto deleite,
dessa vez com a canção de Chico Buarque: A
pesar de você. O procedimento se
repetiu e cada um deu sua visão após a leitura e depois de assistir o clipe
da música baixada do site youtube.
Os
grupos permaneceram os mesmos e dessa vez trabalhamos as unidades 7 e 8,
seguindo o mesmo procedimento da parte da manhã. As dúvidas que iam surgindo o
professor formador as esclarecia de imediato. Após as apresentações foi feito
uma explanação de como será a próxima oficina e os cursistas ficaram
responsáveis de executar a lição de casa. Logo em seguida o encontro foi
encerrado.
|
2. IMPRESSÕES DO GRUPO
O grupo de
professores cursistas mais uma vez achou a sistemática do programa Gestar II
muito trabalhosa, alguns pensaram em desistir, mas depois de uma boa conversa
com os colegas e o professor formador resolveram permanecer no curso. Todos
estão cientes da oportunidade de estarem em curso especifico para a área em
que atuam, sabem do trabalho árduo e do desafio que seja concluir este curso.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário