sexta-feira, 20 de setembro de 2013


Escola Municipal Senador Leite Neto

Turma: EJAEF II – 2ª etapa

Disciplina: Língua Portuguesa

Professor: Isaac Santos Cajé

Curso: Gestar II

Município: Japoatã/SE

Data da aula: 29/08/2013

 

 

Memorial - (aula 1)

 

O curso GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, propôs no AAA1 – Atividade de Apoio à Aprendizagem – versão do aluno, aula 1, uma atividade textual que induzia no seu desenvolvimento uma abordagem a ser feita antes da leitura do texto sobre seus possíveis significados.

Dado procedimentos, a leitura do texto titulada “A estranha passageira”, de Stanislaw Ponte Preta que fala sobre uma passageira em meio a tantas sátiras criadas pelo autor, foi apresentada uma personagem que participa da vida carioca e nacional.

O subsídio do texto tem a finalidade do desenvolvimento da atividade 1, sugerindo a partir de histórias divertidas apresentações de anedotas, piadas e/ou casos engraçados para contar em sala de aula.

Foi possível perceber o interesse da leitura sobre o texto, pois o mesmo se apresentava de forma simples e engraçada. A partir de título os alunos tentaram entender o contexto e manter seu significado textual, mas foi lendo que descobriram as controvérsias que ele apresentava.

Os alunos debateram de forma tímida o texto, feito de forma oral, procedido pela atividade de contar piadas. Foi difícil envolver os alunos nesta etapa da atividade, já que muitos não gostam de se expressar em público, mas aos poucos participaram e começaram a contar as histórias.

De forma surpreendente, surgiram histórias engraçadas de duplo sentido, mas saudável. Como foram provocados a criação de novas histórias, um dos alunos contou uma piada que trazia em seu contexto palavras de “baixo calão”.

Com o ocorrido, induzi no assunto a discussão para que os alunos percebessem que o texto não era adequado ao ambiente escolar e fugia da proposta da atividade desenvolvida. Também orientei no uso da linguagem, das palavras orais e escritas e nas escolhas e apresentação de textos do cotidiano.

Foi importante este momento de discussão e apresentação dos textos que serviram para gerar opiniões e críticas enquanto ao contexto dos textos apresentados em sala de aula. Além das atividades serem dinâmicas e criativas em auxílio para o ensino-aprendizagem dos educando.        

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