Escola Municipal Senador Leite Neto
Turma: EJAEF II – 2ª etapa
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Isaac Santos Cajé
Curso: Gestar II
Município: Japoatã/SE
Data da aula: 29/08/2013
Memorial - (aula 1)
O curso GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, propôs no
AAA1 – Atividade de Apoio à Aprendizagem – versão do aluno, aula 1, uma
atividade textual que induzia no seu desenvolvimento uma abordagem a ser feita
antes da leitura do texto sobre seus possíveis significados.
Dado procedimentos, a leitura do texto titulada “A estranha passageira”,
de Stanislaw Ponte Preta que fala sobre uma passageira em meio a tantas sátiras
criadas pelo autor, foi apresentada uma personagem que participa da vida
carioca e nacional.
O subsídio do texto tem a finalidade do desenvolvimento da atividade 1,
sugerindo a partir de histórias divertidas apresentações de anedotas, piadas
e/ou casos engraçados para contar em sala de aula.
Foi possível perceber o interesse da leitura sobre o texto, pois o mesmo
se apresentava de forma simples e engraçada. A partir de título os alunos
tentaram entender o contexto e manter seu significado textual, mas foi lendo
que descobriram as controvérsias que ele apresentava.
Os alunos debateram de forma tímida o texto, feito de forma oral,
procedido pela atividade de contar piadas. Foi difícil envolver os alunos nesta
etapa da atividade, já que muitos não gostam de se expressar em público, mas
aos poucos participaram e começaram a contar as histórias.
De forma surpreendente, surgiram histórias engraçadas de duplo sentido,
mas saudável. Como foram provocados a criação de novas histórias, um dos alunos
contou uma piada que trazia em seu contexto palavras de “baixo calão”.
Com o ocorrido, induzi no assunto a discussão para que os alunos percebessem
que o texto não era adequado ao ambiente escolar e fugia da proposta da
atividade desenvolvida. Também orientei no uso da linguagem, das palavras orais
e escritas e nas escolhas e apresentação de textos do cotidiano.
Foi importante este momento de discussão e apresentação dos textos que
serviram para gerar opiniões e críticas enquanto ao contexto dos textos
apresentados em sala de aula. Além das atividades serem dinâmicas e criativas
em auxílio para o ensino-aprendizagem dos educando.
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