sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Oficina 3 - 17.09.2013


  PLANO DE TRABALHO Nº 3

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II (Língua Portuguesa)
Nome Completo: Marcos Alberto de Oliveira Júnior
Formação: Oficina

 

DISCIPLINA
Atividade
Local/Data
Carga Horária(h)
Língua Portuguesa
 
 
Estudo do TP2 e AAA2.
Japoatã/SE, 17 de setembro de 2013.
 
08

1.     TEMAS

 
TP2 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª) Unidades, AAA2 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª) Unidades.
 

 

2.     OBJETIVOS

1.1  Objetivo Geral
Levar os cursistas a compreender e utilizar a metodologia do Gestar II partindo das reflexões apresentadas no TP 2 (1ª, 2ª, 3ª  4ª) Unidades e  na AAA2 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª), para melhorar sua prática na sala de aula.

 

1.2  Objetivos Específicos
1.      Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
2.      Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
3.     Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo;
4.     Conceituar e identificar a frase;
5.      Estabelecer a diferença entre frase, período e oração;
6.      Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em
cada texto;
7.      Identificar a arte na vida cotidiana;
8.     Indicar formas e características da arte;
9.     Indicar as funções da arte;
10.                       Identificar figuras na linguagem cotidiana;
11.                       Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
12.                        Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto.

 

3.     CONTEÚDOS

1.    TP2 - Unidade 1, Variantes linguísticas: dialetos e registros;
2.    TP2 - Unidade 2, Variantes linguísticas: desfazendo equívocos;
3.    TP2 - Unidade 3, O texto como centro das experiências no ensino da língua;
4.    TP2 - Unidade 4, A Intertextualidade.
 

5.     PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

a)     Texto deleite: Guilherme Augusto Araújo Fernandes (FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984) – 10 min.
b)    Socialização – 10 mim.
c)     Retomada do conteúdo estudado na oficina anterior – 20 min.
d)    TP 2 Unidade 5: Gramática: seus vários sentidos; Unidade 6: A frase e sua organização – 110 min.
e)    Socialização – 60 min.
f)      Slide sobre Gramática ou Análise Linguística de Língua Portuguesa - 30 min.
g)     Texto deleite: Apesar de Você (Chico Buarque) – 10 min.
h)    Socialização – 10 min.
i)       Retomada – 20 min.
j)       T2 Unidade 7: A arte: formas e função; Unidade 8: Linguagem figurada – 110 min.
k)     Socialização – 60 min.
l)       Preparação para o próximo encontro – 30 min.
m)  Encerramento.

6.     RECURSOS DIDÁTICOS

 
Notebook, projetor de slide, caixa de som, pen drive, papel chamex, papel chumbo.

7.     AVALIAÇÃO

Participação dos cursistas;
Conversas com os cursistas;
Apresentação dos trabalhos.

 

8.     ROTEIRO DE TRABALHO

a.     Texto deleite: Guilherme Augusto Araújo Fernandes (FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984) – 10 min.
b.    Socialização – 10 mim.
c.      Retomada do conteúdo estudado na oficina anterior – 20 min.
d.    TP 2 Unidade 5: Gramática: seus vários sentidos; Unidade 6: A frase e sua organização – 110 min.
e.      Socialização – 60 min.
f.      Slide sobre Gramática ou Análise Linguística de Língua Portuguesa - 30 min.
g.     Texto deleite: Apesar de Você (Chico Buarque) – 10 min.
h.    Socialização – 10 min.
i.       Retomada – 20 min.
j.       T2 Unidade 7: A arte: formas e função; Unidade 8: Linguagem figurada – 110 min.
k.    Socialização – 60 min.
l.       Preparação para o próximo encontro – 30 min.
m.  Encerramento.

1.     RECURSOS DIDÁTICOS POR TURMA

a)     TP 2;
b)    AAA2;
c)     Xerox dos textos deleite.

2.     REFERÊNCIAS

Guia Geral do Gestar;
TP2;
AAA2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário